terça-feira, 11 de agosto de 2009

Marketing Experiencial - tudo a ver com o design e ações interativas

De acordo com a fenomenologia, corrente de pensamento filosófico desenvolvida no século 20, sobretudo na França e na Alemanha, as experiências não são espontâneas, podem ser induzidas, são "de" e "sobre" algo e possuem uma intencionalidade.
O Objetivo do Marketing Experiencial é proporcionar ao cliente experiências relevantes, em momentos importantes para a marca e para o consumidor. Uma experiência positiva marca/produto se multiplica com propriedade e com prazer. O consumidor se sente bem em levar uma boa recomendação aos seus amigos, familiares e colegas.
Estamos migrando de uma era midiática para uma era mais interativa e experimental. Isto não é apenas um fenômeno tecnológico e sim um fenômeno sociocultural. Poderiamos dizer que gostamos da interatividade da web e queremos levar isto para a vida, para o dia a dia, tanto em um menu de dvd em que se tem possibilidades de configurar o filme do sua maneira preferida, tanto de um tênis, que através de um site, você pode customizá-lo de seu gosto, tamanho, cores.
Uma imersão nas potencialidades do Marketing Experiencial é a loja das Havaianas na Oscar Freire em São Paulo que inclusive ganhou o prêmio IDEA BRASIL - categoria Ouro. Desde a chegada na loja um cheirinho de praia... os produtos expostos como em uma feira e a área de customização com opções para todos os gostos.
Para a marca, esta vivência sensorial proporciona melhor entendimento dos valores da empresa, influencia na percepção dos produtos, ressalta seu diferencial, frisando assim o diferencial da marca.
O ideal é proporcionar este envolvimento do cliente para que ele carregue um residual positivo, e por que não, inesquecível.
Para explorar o Marketing de Experiência é preciso conhecer os diferenciais do produto, seu público alvo e também a ficar de olho na concorrência para superá-los sempre.
Estes multiplicadores de experiências positivas são essenciais para impactar com criatividade e proporcionar contato direto com a marca.

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